Todo país ou região possui leis e normas jurídicas que devem ser aplicadas. O Direito, através dos seus profissionais, é a ciência que cuida da sua aplicação e do seu cumprimento, com o objetivo de organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os grupos e indivíduos da sociedade.
O curso de graduação em Direito forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação. O aluno que cursa Direito desenvolve conhecimento técnico e teórico sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional. Além disso, estimula também uma visão crítica sobre a sociedade e uma consciência política mais aprimorada.
Os tipos de formação para o curso de Direito são bacharelado e pós-graduação. Ao final do curso, é possível atuar como advogado, após passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica.
Sobre o mercado de trabalho, são muitas possibilidades. O profissional formado em Direito pode dar aulas, atuar nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática. Pode também exercer as carreiras de juiz, promotor ou delegado de polícia, após aprovação em concurso. Para se tornar juiz é necessário, ainda, ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.
O que você aprende no curso de Direito?
O curso de Direito com bacharelado possui em grande parte da sua grade curricular matérias teóricas, exigindo do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração.
Nos anos iniciais do curso de Direito o aluno é apresentado a disciplinas com conteúdo essencialmente teórico, como Sociologia, Economia e Teoria do Estado. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas do curso, como Direito Civil, Direito Penal e Direito Comercial. Existem ainda as atividades práticas que incluem simulações de julgamentos.
Essa formação ampla dá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão. Por volta do último ano, costuma ser possível escolher disciplinas com foco na especialização que o aluno deseja seguir.
O curso de Direito tem duração média de cinco anos. Estágio e um trabalho de conclusão de curso (TCC) são obrigatórios para concluir a graduação.
Quais são as disciplinas do curso de Direito?
As disciplinas de um curso compõem a sua Grade Curricular. Ela é, portanto, o conjunto de matérias que o aluno estudará durante todo o curso e está diretamente ligada ao Projeto Pedagógico.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Direito deverá contemplar, em seu Projeto Pedagógico e em sua Organização Curricular, conteúdos e atividades que atendam aos seguintes eixos de formação: Formação Fundamental, Formação Profissional e Formação Prática.
No primeiro eixo, chamado de Formação Fundamental, o estudante estabelece relações entre o Direito e outras áreas do conhecimento. Entre as disciplinas desse módulo, encontram-se:
- Antropologia;
- Ciência Política;
- Economia;
- Ética;
- Filosofia;
- História;
- Psicologia;
- Sociologia.
Já no eixo de Formação Profissional, são abordados os diversos ramos do Direito, contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais. Nesse eixo são agrupados os seguintes conteúdos:
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito do Trabalho;
- Direito Internacional;
- Direito Processual.
Finalmente, no eixo de Formação Prática, é valorizada a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos outros eixos. Aqui são realizadas as atividades relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.
Todos os eixos e suas disciplinas compõem o curso de Direito, que tem duração média de 10 semestres, o equivalente a 5 anos.
Qual o perfil do estudante de Direito?
Um dos cursos que mais chamam a atenção dos jovens, o Direito tem salários atrativos, com média de R$ 4.467,60, segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. As áreas de atuação para esse profissional são vastas e bem interessantes, principalmente as relacionadas com tecnologia e inovação.
Por outro lado, podemos destacar algumas características importantes relacionadas ao perfil do estudante do Direito, assim como as habilidades esperadas desse futuro profissional:
Trabalhar a inteligência emocional
Saber lidar com as emoções é um fator muito importante para o profissional do Direito. Seu emocional será testado em diversas situações e o controle das emoções para não se exaltar e perder a razão é fundamental. Seja em debates na faculdade, seja em uma audiência, essa é uma habilidade essencial.
A inteligência emocional não significa esconder emoções, mas saber lidar com elas da melhor forma –– e não somente as próprias. O Direito é uma profissão que trabalha diretamente com pessoas: clientes, colegas de escritório, membros de um julgamento e assim por diante. Por aí, já é possível entender essa necessidade de bom relacionamento.
Falar bem em público.
Quem atua na área do Direito, durante o exercício da sua profissão muitas vezes se torna o centro das atenções e precisa usar bem as palavras para fazer valer o poder de persuasão.
Em uma audiência, por exemplo, a boa oratória é a base de uma eficaz argumentação. Mas não só nessa situação. Advogados, promotores, juízes, entre outros cargos para o profissional, usam em seu dia a dia a força da palavra para lidar com o público e seus pares.
Com as técnicas certas, o estudante vai conseguir prender a atenção das pessoas e cativá-las para que acreditem em seus argumentos.
Ter o hábito da leitura e pesquisa.
Em todas as carreiras, o hábito da leitura contribui para o crescimento profissional, mas na área do Direito essa habilidade torna-se imprescindível. Porque a profissão exige o entendimento e interpretação em assuntos como Direitos Humanos, relações interpessoais, ética e, principalmente, leis. Para dominar esses assuntos e ampliar seu repertório, as leituras e pesquisas não podem parar.
Em geral, livros e artigos de Direito são densos e grandes. Por isso, o hábito de leitura e foco na atividade são bons aliados desse estudante. É preciso dominar essa arte para não desanimar diante do aprendizado e criar uma mentalidade de automotivação. Desenvolver gosto pela pesquisa pode ajudar bastante.
Saber lidar com pressão.
Tanto na jornada acadêmica quanto no dia a dia da profissão, a pressão emocional é uma constante a quem opta em seguir a carreira do Direito. Saber lidar com essa pressão, mantendo o foco e a estratégia ajuda muito a vencer os desafios impostos na faculdade e no trabalho.
O curso de Direito da Alfa Unipac – Alfenas.
O curso de Direito da Alfa Unipac oferece uma formação sólida de profissionais qualificados, propiciada por uma junção do binômio ensino e extensão, com a consequente inserção do egresso na realidade jurídica da região do médio Rio Doce, para atuação profissional cidadã e crítica atuando na resolução de problemas da coletividade local.
O curso tem como objetivos específicos:
- Formar um profissional qualificado com espírito generalista e apto a atuar diante da complexidade das questões jurídicas;
- Desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e aplicação do Direito;
- Estimular a iniciação científica contínua na área do Direito;
- Formar um profissional capaz de utilizar o raciocínio lógico, a argumentação, a persuasão e a reflexão crítica para o exercício de julgar e de tomar decisões;
- Estimular o aprimoramento de potencialidades intelectuais no campo das ciências jurídicas e sociais, na busca do embasamento necessário, através do auto aperfeiçoamento;
- Formar um profissional capaz de evidenciar valores morais e éticos no exercício de sua profissão;
- Estimular a competência interpessoal, capacitando o indivíduo para adaptar-se a situações diversas;
- Incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades voltado para as mudanças organizacionais e ambientais;
- Formar profissionais habilitados para inserção em diversos setores, tendo em vista o mercado em expansão;
- Incentivar o desenvolvimento do espírito científico, do pensamento reflexivo e criativo;
- Formar um profissional qualificado, capaz de agir com autonomia, de criar, de decidir, de adaptar-se a mudanças; construindo e reconstruindo permanentemente o conhecimento.
O curso de Direito da Alfa Unipac é um dos mais conceituados do País e conta com a estrutura e qualidade da maior e melhor faculdade do Nordeste Mineiro.