Uma vida saudável está ligada à alimentação, pois o que comemos tem relação direta com o funcionamento do organismo e, consequentemente, com a qualidade de vida. A Nutrição, portanto, faz parte da vida de todo ser humano. A ingestão de alimentos saudáveis proporciona ao corpo nutrientes, vitaminas e minerais necessários ao seu bom funcionamento, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia e diabetes, entre outras.
Nesse contexto, o curso de Nutrição tem fundamental importância. Ele forma profissionais capazes de investigar e ajudar na relação do homem com a alimentação, contribuindo para a preservação da sua saúde durante toda a vida.
O aluno, ao terminar o curso, está qualificado para orientar e prescrever dietas individuais ou para grupos, selecionar fornecedores e supervisionar a preparação dos alimentos. Ele está apto também a reconhecer quais são as carências nutricionais do indivíduo, para assim recomendar a boa nutrição, desde a infância até as idades mais avançadas.
O nutricionista pode atuar nas áreas de saúde pública, hospitais, escolas, indústrias, clínicas particulares, spas, empresas e administração de serviços de alimentação.
Um curso para quem tem fome de conhecimento
O curso de Nutrição tem no seu currículo básico disciplinas da área médica, como bioquímica, fisiologia e anatomia. Além disso, há também uma grande carga horária ligada à formação profissional, o que envolve aulas sobre avaliação nutricional, qualidade nutricional dos alimentos e educação alimentar.
Nas aulas práticas, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação de alimentos, por exemplo.
A duração média da graduação em Nutrição é de quatro anos. O estágio é obrigatório e deve ter carga dividida igualmente em três setores: Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição. O número de horas deve corresponder a 20% da carga horária total do curso.
Áreas que envolvem o curso de Nutrição
O curso de Nutrição é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Nutrição deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas:
- Ciências Biológicas e da Saúde;
- Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
- Ciências da Alimentação e Nutrição;
- Ciências dos Alimentos.
Juntas, essas áreas abrangem uma formação multidisciplinar que apresenta matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras.
Como está o mercado de trabalho para o profissional de Nutrição?
Atualmente, o mercado de trabalho para o profissional de Nutrição apresenta um grande campo de atuação. Há muitas possibilidades. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais.
Destaca-se também um outro setor, muito em alta, que é o de alimentação coletiva. Organizações Não Governamentais (ONGs) procuram por profissionais dessa área para que estes atuem em programas de combate à desnutrição. Hoje em dia há também boas oportunidades de trabalho em empresas que investem na qualidade de vida dos empregados e dispõem de restaurantes internos.
Qual o perfil do estudante de Direito?
Segundo os artigos 1 e 2 do código de ética do nutricionista, o profissional desse setor deve contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, sendo o responsável por produzir conhecimento sobre alimentação e nutrição. Sua área de atuação é ampla, e é amparada pelo desenvolvimento técnico-científico, desde que condizente com a ética da profissão.
Portanto, o perfil do nutricionista é caracterizado, primeiramente, em saber lidar com diferentes pessoas e ter preocupação com o bem-estar e a saúde da população.
Outras características importantes do perfil do profissional são o dinamismo e a flexibilidade de poder atuar em diferentes áreas. Sua profissão é exigida nos mais variados segmentos do mercado. Ele pode trabalhar na nutrição clínica, na saúde pública e na produção de alimentos. Há, ainda, campos distintos, mas que também empregam muitos profissionais, como hotelaria, marketing e nutrição esportiva.
Seja qual for o tipo de aprendizagem que o favorece, o estudante deve buscar formas de aprimorar habilidades essenciais. Elas incluem curiosidade, boa comunicação, capacidade de liderar e de tomar decisões, além de facilidade para administrar pessoas, materiais, equipamentos e áreas físicas.
O curso de Nutrição da Alfa Unipac – Teófilo Otoni
O curso de Nutrição da Alfa Unipac forma profissionais capacitados para atuar nas seguintes atividades:
Nutrição Clínica (acompanhamento e avaliação de indivíduos, sadios ou enfermos, em consultórios, ambulatórios, hospitais, clínicas, domicílios e spas);
Alimentação Institucional (controle de qualidade na produção de refeições em hotéis e restaurantes)
Nutrição Social (atuação em programas públicos de vigilância alimentar ou alimentação em creches e escolas);
Nutrição Esportiva (avaliação e acompanhamento de atletas);
Marketing (orientação de consumidores, pesquisa e desenvolvimento de produtos alimentares), entre outras vertentes relacionadas com a prevenção de doença e a melhoria na qualidade de vida.
A organização curricular atende aos quatro núcleos de Formação, que são eles definidas pelo MEC.
Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde:
Fundamentos de Química, Bioquímica Básica, Cito – Histologia, Anatomia Básica, Genética Básica, Embriologia, Imunologia, Patologia Geral, Fisiologia Geral.
Núcleo de Ciências Sociais, Humanas e Econômicas:
Métodos para Normalização de Trabalhos Acadêmicos, Leitura e Produção de Textos, Fundamentos da Sociologia, Psicologia Aplicada, Antropologia da Saúde, Bioestatística, Ética e Orientação Profissional, Marketing em Nutrição, Bioestatística, Economia e Política Alimentar, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Conclusão de Curso.
Núcleo de Ciências da Alimentação e Nutrição:
Epidemiologia e Vigilância Nutricional, Nutrição e Metabolismo, Educação Alimentar e Nutricional, Avaliação Nutricional, Nutrição Humana, Nutrição Materno Infantil, Dietoterapia I, Nutrição em Saúde Coletiva, Interação Droga Nutriente, Dietoterapia II, Conduta Dietoterápica, Estágio Supervisionado e Nutrição Social, Estágio Supervisionado e Nutrição Clínica.
Núcleo de Ciências dos Alimentos:
Microbiologia básica, Nutrição I, Nutrição II, Bromatologia, Técnica Dietética I, Técnica Dietética II, Tecnologia de Alimentos, Unidade de Alimentação e Nutrição, Nutrição Experimental e Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação e Nutrição.:curso de Direito da Alfa Unipac oferece uma formação sólida de profissionais qualificados, propiciada por uma junção do binômio ensino e extensão, com a consequente inserção do egresso na realidade jurídica da região do médio Rio Doce, para atuação profissional cidadã e crítica atuando na resolução de problemas da coletividade local.
Quem faz o curso de Nutrição da Alfa Unipac conta com a estrutura e qualidade da maior e melhor faculdade do Nordeste Mineiro. Um diferencial fundamental para a futura carreira na área.